Composição alcoólica

Composição alcoólica
Renato da Nova Favarin

Lembro quando Marcelino buscava uma canção. Mais precisamente, uma canção para embebedar quem a ouvisse. Queria escrever em notas sonoras a sensação de embriaguez.

Alertei que som não desinibe, não deixa mais falante e não deixa tudo lento. Não ao mesmo tempo. Ele respondeu que eu poderia estar enganado. Teimosia sempre foi uma de suas qualidades.

Nos encontrávamos com certa frequência e eu logo dizia: como vai a canção? Ele completava, quase de imediato, que “estava enrolada, mas não ia desistir”. Já estava virando nosso ritual verbal, antes do bom dia.

Marcelino estava ficando insatisfeito consigo mesmo. Afinal, não havia sequer terminado de compor a primeira parte.

Um certo dia, todo determinado, fechou-se em seu apartamento. Após aquecer os dedos em tradicionais acordes, olhou para seu velho barrilzinho. Feito de carvalho, estava quase rachado de tão seco. Marcelino não conseguiu resistir. Despejou meia garrafa de pinga no barril com ajuda de um funil. O cheiro anestesiante e adocicado subiu e provocou nele boas sensações.

Despejou um pouco em um minúsculo copo de vidro. Virou a primeira dose. Segunda. O som estava ficando muito bom e o corpo já aquecia. Terceira. Finalmente, a segunda parte já aparecia. Quarta. Aquilo sim era uma canção, impressionava a combinação sonora em plena harmonia. Quinta. Tão bela e tão distinta! Sexta. Canção completa, provoca relaxamento total e sono, muito sono.

No outro dia, cheirando a álcool e com olhar cansado e vermelho, Marcelino adiantou-se e disse com todo afeito: a canção vai muito bem e já estou satisfeito! Terminei e consegui do meu jeito. Por fim o que eu queria. Se não fosse pela música, me embriagado ontem, eu não teria!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s